Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Gorila do oriente



O gorila-do-oriente (Gorilla beringei) é uma espécie do gênero Gorila.
O gorila-do-oriente é o maior hominídeo atualmente vivente, com uma longa cabeça, peito largo e longos braços. Possui um nariz achatado com narinas amplas. A face, mãos, pés e peito são desprovidos de pelos  os quais são negros nas partes existentes (exceto no lombo, cujos pelos são acinzentados). Os pelos tornam-se completamente acinzentados com o envelhecimento.
O Gorilla beringei graueri é mais baixo, robusto e possui pelagem mais negra que o gorila-das-montanhas, apresentando dimorfismo sexual quanto ao tamanho: os machos são muito maiores do que as fêmeas, podendo pesar mais de 220 kg. O maior gorila-do-oriente registrado foi um indivíduo macho com 1,94 m em Kivu (República Democrática do Congo) em maio de 1983, enquanto que o mais pesado foi registrado em Ambam (Camarões) e pesava 266 kg.


Vive nas terras baixas e montanhas de florestas úmidas e florestas subalpinas do leste da República Democrática do Congo, sudoeste de Uganda e Ruanda, dentro do triângulo entre o Rio Lualaba, Lago Eduardo e Lago Tanganica. Prefere florestas com um substrato denso de plantas.

Domínio: Eukariota
Reino: Animalia
Subreino: Metazoa
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Superclasse: Tetrapoda
Classe: Mammalia
Subclasse: Theria
Infraclasse: Placentalia
Superordem: Euarchontoglires
Ordem: Primates
Subordem: Haplorrhini
Infraordem: Simiiformes
Parvordem: Catarrhini
Superfamília: Hominoidea
Família: Hominidae
Subfamília: Homininae
Gênero: Gorilla

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor