Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Oricteropo


O oricteropo (Orycteropus afer) é um mamífero africano, o único representante vivo da ordem Tubulidentata, da família Orycteropodidae e do seu género. Este animal distribui-se por todas as as planícies e savanas do sul de África. O nome aardvark, pelo que é conhecido em vários países, significa "porco-da-terra", mas este animal não está relacionado com a família Suidae. Também é conhecido como aardvark, jimbo, porco-da-terra, porco-formigueiro, timba, timbo, orictéropo,  ou oricterope.

É um animal de médio porte que pode pesar entre 40 a 100 kg. Tem uma pele espessa e de cor amarelada a acastanhada, revestida por poucos pelos, e orelhas compridas e bicudas. A dentição do oricteropo é única na classe dos mamíferos e o motivo pelo qual são classificados numa ordem à parte. O adulto tem 20 dentes distribuídos segundo a fórmula 0/0 0/0 2/2 3/3, constituídos por dentina e com uma cavidade tubular. Os dentes não são revestidos e desgastam-se; para compensar os dentes crescem continuamente. A língua, vermiforme, tem uma superfície pegajosa e pode chegar a ter 30 centímetros. Os porco-formigueiros consomem ocasionalmente outros insectos, pequenos roedores e frutos mas a sua alimentação base é composta de térmitas e formigas. Para comerem estes insectos e como proteção contra predadores, os oricteropos desenvolveram uma capacidade excelente para escavar buracos e túneis no subsolo e podem enterrar-se completamente no solo em menos de um minuto.
São animais noturnos e solitários que não mantêm territórios, deslocando-se com frequência dentro do seu habitat em busca de fontes de alimento. Apenas fêmeas mantêm morada fixa e mesmo assim só durante a época de reprodução, que varia de acordo com a latitude em que vivem. A gestação dura em média 7 meses e resulta numa única cria, embora tenham sido registados nascimentos de gémeos. As crias nascem dentro de tocas e mantêm-se escondidas por várias semanas. Aos seis meses, o oricterope começa a alimentar-se sozinho e a maturidade sexual é atingida aos dois anos.
Os porco-formigueiros não têm importância económica para o homem mas foram ocasionalmente caçados como fonte de alimento. Graças à sua preferência alimentar por cupins, estabelecem um equilíbrio importante nas populações destes insetos sendo os buracos que cavam em busca de alimento utilizados por diversas espécies como refúgio.
A ordem Tubulidentata surgiu no Miocénico inferior, no atual Quénia.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Superordem: Afrotheria
Ordem: Tubulidentata
Família: Orycteropodidae
Gênero: Orycteropus
Espécie: O. afer

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

Unknown disse...

Olá, há dois dias passei em frente de um estacionamento e vi uma senhora apontando para um muro, quando olhei para cima, vi um animal muito estranho, era o Orictéropo, nossa que bicho feio, sua imagem ficou em minha cabeça, decidi entao procurar o tal animal na internet, atraves desse site consegui me informar.

Att Angélica Leal
Rio Grande do Sul - RS
Brasil ;D

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ola Leticia, haha' num acredito sausuahs...
Bem estou impressionado que vc tenha achado um desses animais que porem estranhos são magnificos, principalmente no Brasil, é muito raro achar um Oricteropo, ele é de regiões cerradas e bem, no BrASIL A muito pouco de cerrado, mas, cinceramente não sei como ele foi parar em cima do muro haha''...

Obrigado Leticia pela sua postagem, adorei, seja sempre bem vinda e poste quando quiser.

Postar um comentário

Tradutor