Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Peixe anual


O termo peixe-anual é uma designação comum a alguns peixes ciprinodontiformes da família dos aploqueilídeos, dos gêneros Leptolebias, Campellolebias, Cynolebias, encontrados nas Américas. O peixe anual tem vários nomes populares, como peixe do céu, peixe da poça, ou peixe nuvem.
Tais peixes são habitantes efêmeros de brejos e poças de água, dependentes das estações secas, quando os adultos morrem e deixam os ovos que sofrem maturação, e das estações chuvosas, quando os filhotes nascem e atingem a maturidade sexual. Correm sério risco de extinção e são muito apreciadas por aquariófilos. Também são chamados de peixes temporários.
Esses peixes vivem em pequenas poças. Eles se reproduzem e colocam seus ovos em baixo da lama, quando chega o período de seca, a água acaba e, os peixes secam e morrem. Seus ovos ficam em baixo da lama, até o período de seca acabar, a chuva encher novamente a poça, e eles nascerem. Ou seja, em um ano eles devem nascer, crescer, amadurecer, se reproduzir e guardarem seus ovos. Porém em aquários esse peixes podem viver mais alguns anos.

Reino: Animalia
Filo:         Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Cyprinodontiformes
Família: Aplocheilidae
Gênero: Leptolebias
                Campellolebias
                Cynolebias

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor