Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Aranha do mar


As aranhas-do-mar são artrópodes quelicerados pertencentes à classe Pycnogonida. Embora seja designados popularmente como aranhas não são aracnídeos. Alguns autores consideram o grupo como uma super-classe à parte.
As aranhas-do-mar são animais marinhos com distribuição cosmopolita, embora a maioria das cerca de 1000 espécies do grupo se encontra no Mar Mediterrâneo, no Mar das Caraíbas e nos Oceanos Antártico e Ártico. A dimensão das aranhas-do-mar varia entre alguns milímetros a cerca de 90 cm de diâmetro. Variam de tamanho entre as espécies.
São animais com geralmente de 4 a 6 pares de patas. O abdômen é bem pequeno em relação as patas. Por otimização do espaço, o estômago entra por dentro das patas, pois elas são ocas e o corpo bem curto. As gônadas sofrem o mesmo processo nas fêmeas. Cada gônada possui um orifício de saída dos ovos.
Na região anterior da cabeça encontramos uma probóscide pois é um predador. Possui um tubérculo também na região anterior onde encontramos os olhos, sendo no total quatro olhos.
Encontram-se também algumas cerdas formando o conjunto dos órgãos sensoriais. Não apresentam estruturas respiratórias e excretórias. Os gases (excretas) podem ser difundidos pelo corpo (devido sua forma).

Apresentam dimorfismo sexual e são ovígeros, isto é, possuem patas com a função de carregar e sustentar os ovos. Na ausência desses ovos servem para a limpeza do corpo. Normalmente ocorrem em indivíduos do sexo masculino.
A fecundação é externa. Não possui órgãos inoculadores, com isso libera os gametas na água. O macho que guarda os ovos até a sua eclosão. Ao eclodir nasce uma larva, que é denominada protoninfa (essas larvas também podem ser encontradas em cnidários e moluscos).

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Chelicerata
Classe: Pycnogonida
Ordem: Pantopoda

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor