Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Hiena malhada



A hiena-malhada (Crocuta crocuta) é o maior representante da família das hienas (Hyaenidae). Uma fêmea adulta chega a pesar mais de 70 kg, sendo até 12% maiores que os espécimes machos.
A hiena-malhada vive em regiões da Savana Africana, sendo considerada um extraordinário predador. A fama de serem carniceiras não é merecida, pois são consideradas por alguns como caçadoras formidáveis, perseguindo suas presas a velocidades de até 55 km/h e caçando em grupos com até 100 indivíduos. Por possuirem um coração "grande", seu vigor é igualmente notável, capazes de manter a perseguição a uma presa por longos períodos.

Hienas malhadas são as maiores das hienas existentes. Sua pelagem é mais curta do que de outras espécies. As fêmeas são consideravelmente maiores que os machos, medindo até 150 cm de comprimento e chegando a pesar mais de 70 kg.


Elas consomem até ossos,cifres e casco As hienas possuem um amplo menu, alimentando-se de insetos e ovos de avestruz. Caçam ungulados de pequeno a médio porte, como gazelas, facoqueros, impalas, gnus, zebras,orix. A covardia é um mito. Se a fome aperta,ela atacam animais grandes, como girafas, rinocerontes,hipopótamos ou búfalos até filhotes de elefante. Ao lado do abutre, marabus e o chacal, desempenha o papel de carniceira, devorando cadáveres de animais mortos assim evitam o cortaminamento de águas e o aparecimento de doenças e também se alimenta-se de animais que estejam moribundos, além de "roubar" a caça de outros predadores, tais como guepardos, leopardos,ceval,caracal,mabecos e leões. É dona das mandíbulas mais potentes do continente, e tem os dentes mais afiados entre os animais terrestres.

As maiores populações conhecidas hyena manchado ocorrem no ecossistema do Serengeti, na Tanzânia (em número que 7,200-7,700), Kruger National Park na África do Sul (1,300-3,900) e os Masai Mara Game Reserve, no Quênia (cerca de 500-1000). Várias centenas, os indivíduos unsurveyed ocorrer em áreas de conservação do Zimbabué, o Selous Game Reserve na Tanzânia e do Okavango, em Botsuana. hienas pintadas são consideradas pela IUCN ser de menor risco de extinção no Botswana, Etiópia, Guiné Bissau, Quénia, Namíbia, África do Sul, Tanzânia e Zimbabwe. Eles são uma espécie ameaçada, em Benin, o Burundi (onde se pensa estar à beira da extinção), Camarões, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Ruanda e Serra Leoa. São extintos, na Argélia e no Lesoto. Existe uma carência de dados sobre o número de hienas pintadas em Angola, Burkina Faso, a República Centro-Africano, Chade, República do Congo, Côte d'Ivoire, República Democrática do Congo, Djibuti, Eritréia, Guiné Equatorial, Gana , Guiné, Malawi, Moçambique, Senegal, Somália, Sudão, Suazilândia, Togo, Uganda e Zâmbia.

A Hiena compete com todos os grandes predadores africanos por espaço e comida. Matam ninhadas de mabecos, chacais, guepardos, leopardos e até de leões, quase sempre de forma furtiva. Devido ao tamanho, geralmente apenas os leões são realmente temidos. Como os confrontos com grandes carnívoros costumam ser perigosos, as hienas tendem a evitar os confrontos desnecessários.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Hyaenidae
Género: Crocuta
Espécie: C. crocuta

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor