Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Pinguim azul


O pinguim-azul (Eudyptula minor) é a menor espécie pinguim do mundo, com cerca de 40 cm de comprimento. Esta espécie nidifica nas costas Sul da Austrália e Tasmânia, Nova Zelândia e Ilhas Chatham.

O pinguim-azul é a menor espécie de pinguim atualmente existente, medindo entre 30 e 33 cm de comprimento e pesando 1,5 kg. Como o nome vernáculo indica, a cor azul predomina na parte dorsal, do na cabeça até a ponta da cauda, com plumagem cinza-ardósia nas laterais da cabeça e parte ventral branca. O bico cinza-escuro mede 3–4 cm de comprimento. A íris pode ser cinza-azulada ou castanho. Os pés são rosados em cima e pretos na sola. Os imaturos possuem bicos mais curtos e partes superiores mais claras.

Em seu habitat natural, a expectativa de vida de um pinguim-azul é, em média, de 6,5 anos. No entanto, há vários casos excepcionais de espécimes vivendo acima dos 25 anos em cativeiro.

O pinguim-azul nidifica por toda a costa da Nova Zelândia, Ilhas Chatham, Ilha Babel, Tasmânia e sul da Austrália. Alguns indivíduos foram identificados no Chile e na África do Sul, porém ainda não está claro se a espécie realiza migração. O pinguim-azul alimenta-se de pequenos peixes, alguns cefalópodes e pequenos crustáceos, geralmente caçando-os próximo da costa. Grande parte da alimentação ocorre a cinco metros da superfície do oceano. É um caçador solitário.

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Aves
Ordem:     Sphenisciformes
Família:     Spheniscidae
Género:     Eudyptula
Espécie:     E. minor

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor