Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Pinguim de adélia


O pinguim-de-adélia é uma espécie de pinguim que habita a Antártida. É uma das únicas espécies que nidificam neste continente.

Os pinguins-de-adélia têm sido objeto de estudo de cientistas de uma estação de investigação situada na proximidade de algumas ilhas onde esses pinguins nidificam.

A partir de outubro, os pinguins escolhem regiões de solo nu, nas encostas mais abrigadas, onde constroem ninhos com pedregulhos. Durante os últimos 30 anos, tem-se registado um grave declínio na população de pinguins que procriam na região e que atinge cerca de 70%. O biólogo responsável por estes estudos admite que o declínio da população se relaciona com a mudança climática que tem vindo a ocorrer na região. Nos últimos 50 anos, as temperaturas de Inverno têm experimentado um aumento médio de 6 °C. Como consequência do aquecimento, o gelo marinho, que forma uma camada impermeável sobre o oceano, funde, o que provoca uma maior evaporação da água do mar. Ocorre então precipitação de neve que se acumula no solo, especialmente nas zonas mais abrigadas dos ventos, sendo nesses locais onde também funde mais tarde.

Os pinguins-de-adélia não modificam os seus locais de postura. Continuaram a construi-los mas sobre a neve e não no solo nu. Quando a neve funde, os ninhos enchem-se de água que encharca os ovos, impedindo o nascimento de novos membros da colônia. Desse modo tem vindo a ser gradualmente reduzido o número de nascimentos nas colônias de pinguins de Adélia da região.

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Aves
Ordem:     Sphenisciformes
Família:     Spheniscidae
Gênero:     Pygoscelis
Espécie:     P. adeliae

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Angie disse...

Hermoso Pinguino! Lo amo!

Unknown disse...

También creo que es maravilloso pingüino.

Besos Angie Tello.

Postar um comentário

Tradutor