Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Suçuarana


Puma concolor, anteriormente Felis concolor, também conhecido pelos nomes populares, puma, onça-parda, onça-vermelha, jaguaruna, leão-baio e leão-da-montanha, é um mamífero da família Felidae nativo das Américas. Este felino grande e solitário tem a maior área de distribuição entre todos os grandes mamíferos terrestres do hemisfério ocidental, sendo encontrado desde o Yukon, no Canadá aos Andes meridionais. Como espécie adaptável e generalista, a suçuarana é encontrada em qualquer região e tipo de habitat do Novo Mundo. É o segundo felino mais pesado do Novo Mundo, a seguir à onça-pintada. Apesar de grande, é mais aparentada aos pequenos felinos. Alguns cientistas consideram a suçuarana e o guepardo como parentes próximos.
Um hábil predador de espera e emboscada, a suçuarana caça uma variedade de presas. As fontes primárias de alimento incluem ungulados como cervos (incluindo alces e uapitis) e carneiro-selvagem, bem como gado doméstico, cavalos, e ovelhas, em particular na parte norte da sua área de distribuição. Também pode caçar espécies tão pequenas como insetos e roedores. Prefere habitat com vegetação rasteira densa e áreas rochosas adequadas às emboscadas, mas também pode viver em áreas abertas.
A suçuarana é territorial e persiste em densidades demográficas baixas. Os tamanhos dos territórios individuais dependem do terreno, vegetação e abundância de presas. Embora seja um grande predador, nem sempre é a espécie dominante na sua área de distribuição, como quando compete pelas suas presas com animais como o lobo-cinzento, onça-pintada, urso-negro e urso-cinzento . É um animal recluso e, normalmente, evita pessoas. Os ataques a seres humanos permanecem raros, apesar de um aumento recente de frequência.
Devido ao excesso de caça após a colonização europeia da América e da ocupação humana contínua dentro do seu habitat, as populações diminuíram na maior parte de sua área histórica de distribuição. Em particular, a suçuarana foi extinta no leste da América do Norte , com exceção de uma subpopulação isolada no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Há muitos avistamentos que afirmam que o animal foi recolonizando partes do seu antigo território oriental, como Ontário no Canadá, Maine, Península Superior, Norte do Michigan, Missouri e Illinois, nos Estados Unidos. Um leão fotografado por guardas-florestais de Indiana, nos Estados Unidos, em maio de 2010, pode ter escapado do cativeiro alguns anos antes.

Suçuaranas são gatos fortes e ágeis. Eles são os quartos maiores gatos e os adultos têm cerca de 60 a 76 centímetros de altura nos ombros. O comprimento dos machos adultos é de cerca de 2,4 metros do nariz à cauda, ​​com um intervalo global entre 1,5 e 2,75 m do nariz à cauda sugerido para a espécie em geral. Normalmente, os machos pesam entre 53 e 100 quilos, com peso médio de 62 kg. As fêmeas geralmente pesam entre 29 e 64 kg, com peso médio de 42 kg. Alguns indivíduos já foram registrados pesando pelo menos 120 kg. O tamanho da suçuarana é menor perto do equador, e maior em direção ao pólos.
A cabeça do gato é redonda e as orelhas eretas. Os seus quartos dianteiros, pescoço e mandíbula poderosos servem para agarrar e segurar presas grandes. Tem cinco garras retráteis nas patas dianteiras (sendo uma delas um esporão) e quatro nas patas traseiras. Os pés e garras dianteiras maiores são adaptações para agarrar presas. As suçuaranas podem ser tão grandes como as onças-pintadas, mas são menos musculadas e menos poderosas; onde as suas áreas de distrobuição se sobrepõem, a suçuarana tende a ser menor que a média. A suçuarana é, em média, tão pesada como o leopardo. Apesar de seu tamanho, não é normalmente classificada entre os "grandes gatos", pois não pode rugir, por falta da laringe e osso hióide especializados de Panthera. Como os gatos domésticos, as suçuaranas vocalizam sibilos graves, rosnam e ronronam, além de emitirem silvos e assobios. Elas são conhecidas por seus gritos, como referido em alguns dos seus nomes comuns, embora estes gritos sejam muitas vezes mal interpretados como sendo de outros animais.
A coloração da suçuarana é simples (daí o epíteto latino concolor), mas pode variar muito entre os indivíduos e mesmo entre irmãos. A pelagem é geralmente ruiva, mas varia de cinza-prateada ou avermelhada, com manchas mais claras na parte de baixo do corpo, incluindo as mandíbulas, queixo e pescoço. Os filhotes são pintalgados e nascem com olhos azuis e anéis em suas caudas; os juvenis são pálidos e manchas escuras permanecem em seus flancos. Apesar dos relatos em sentido contrário, a coloração totalmente escura (melanismo) nunca foi documentada em suçuaranas. O termo "pantera-negra" é usado coloquialmente para se referir a indivíduos melanísticos de outras espécies, particularmente as onças e leopardos.
As suçuaranas têm patas grandes e, proporcionalmente, as maiores patas traseiras na família dos felinos. Esse físico permite-lhe dar grandes saltos e a capacidade de atingir grandes velocidades em curta duração. Um salto vertical excepcional de 5,4 m é relatado para a suçuarana. Sugere-se que a capacidade de saltar horizontalmente a partir da posição em pé seja entre 6 a 12 metros. Pode correr tão rápido quanto um automóvel a 55-72 quilômetros por hora, mas está mais bem adaptada a acelerações poderosas e curtas, ao invés de longas perseguições. É um escalador capaz, o que lhe permite fugir de concorrentes canídeos. Embora não seja fortemente associada à água, pode nadar.

Sua pelagem varia do castanho-avermelhado ao cinza-azulado, sendo esbranquiçada no focinho, garganta, peito, ventre e na parte interior das patas. Espécimes melânicos são comuns, enquanto albinos são raros.
Seu tamanho pode chegar até 1,95 metro. Os machos adultos pesam de 53 a 72 quilogramas, enquanto as fêmeas variam de 34 a 48 quilogramas. Os espécimes de clima frio tendem a ser maiores que os de clima quente.

O tempo de gestação é de aproximadamente 95 dias, ao fim do qual nascem de dois a quatro filhotes. Os filhotes apresentam pelagem pintada, que desaparece em torno dos seis meses. A maturidade sexual se dá entre dois e três anos. A expectativa de vida é calculada entre 9 a 13 anos no ambiente selvagem e até 20 anos no cativeiro.

A suçuarana é um predador competente, caçando desde grandes presas como alces e cervos a roedores e lebres. Os animais de clima temperado preferem caças maiores como os cervídeos, enquanto os de clima quente tendem a caçar presas de porte médio. Acredita-se que a competição com a onça-pintada leva a esse fato.
Uma vez morto o animal, a suçuarana cobre a carcaça e volta para se alimentar dela de tempos em tempos. A suçuarana não come animais que não tenha matado.

Seu estado de conservação pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais é considerado como "pouco preocupante" devido à sua ampla distribuição geográfica, porém sua população está caindo, à exceção do planalto sul catarinense, onde o número de avistamentos tem aumentado.

América do Norte
A subespécie que ocorria a Leste do Rio Mississipi (suçuarana-norte-americana) é considerada extinta, embora o puma seja encontrado nos estados a Oeste desse rio. Apesar de o puma do leste americano (Puma concolor couguar) constar da lista de espécies ameaçadas desde 1973, há muito tempo que a sua existência estava a ser questionada. Depois de ter analisado toda a informação referente a esta espécie, a U.S. Fish and Wildlife Service declarou-a oficialmente extinta. Os relatórios sobre pumas avistados em estado selvagem referem-se a outras subespécies, muitas das quais referente a animais que escaparam do cativeiro ou que foram devolvidos à liberdade, bem como de espécies que migraram da zona oeste para a leste.
No leste dos EUA, a unica população reconhecida oficialmente é da pantera-da-flórida, que possui entre 120 e 160 indivíduos no estado americano da Flórida, principalmente nas Everglades.

América Latina
No Brasil, as antes consideradas subespécies Puma concolor capricornensis e Puma concolor greeni são consideradas "Vulneráveis" pela lista do IBAMA[35][36]. Respectivamente, são encontradas nas regiões Sudeste e Sul, e no Nordeste do Brasil, com o grau de ameaçada variando ao longo dos Estados. Ambas habitam regiões altamente antropizadas, o que diminui sua densidade devido à perda do habitat e tornam elas mais suscetíveis à ação de caçadores, principalmente no Nordeste, onde ela causa eventuais prejuízos na criação de ovinos[35].
Devido à destruição de seu habitat natural, as suçuaranas se vêem obrigadas a invadir áreas rurais, e até mesmo urbanas, em busca de suas presas. Ao atacar gado doméstico, ela provoca a ira de pecuaristas, que a caçam, levando esta espécie ao risco de extinção. Outro fator que concorre para seu extermínio é o isolamento de grupos populacionais destes felinos.
Dois hábitos da suçuarana a tornam presa fácil para caçadores e fazendeiros. As carcaças que guarda para alimentação posterior podem ser envenenadas e, ao subir em árvores quando acuadas por cães, são facilmente morta a tiros.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Puma
Espécie: P. concolor

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor