Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Golfinho-do-rio-da-prata


O golfinho-do-rio-da-prata (Pontoporia blainvillei) é um cetáceo da família dos pontoporídeos (latim científico: Pontoporiidae) é única espécie de seu gênero, o Pontoporia, que é também o único gênero dentre os pontoporídeos. Também conhecido como boto-amarelo, boto-cachimbo, franciscana ou toninha, pode ser encontrado nas águas costeiras do Brasil (do Espírito Santo à Região Sul) e Argentina, podendo, no entanto, ser encontrado em alguns rios. A espécie adulta vive de 15 à 20 anos, pesa entre 36 kg e 50 kg possui cerca de 1,8 metro de comprimento, bico longo e fino, nadadeiras peitorais curtas e largas e nadadeira dorsal pequena e triangular. Costuma ser confundido com o boto-cinza, devido ao tamanho e aos hábitos tímidos.

É uma espécie ameaçada, e é calculado que só nas redes de pescadores são mortos aproximadamente 1,500 golfinhos cada ano. Por viverem perto da costa, é comum eles caírem nessas redes. Estima-se que existe uma população de 40,000 golfinhos vivendo entre as costas do Uruguai e Brasil.
Gosta de pequenos peixes, lulas e adora camarão. Seu bico longo, com 210 a 242 dentes, é perfeitamente adequado à sua dieta.

Quando estão com 2 ou 3 anos, já estão aptos à acasalar. Os machos também podem se reproduzir ao atingirem 1,3m e as fêmeas com 1,4m.
A gestação dura em torno de 10 meses. Quando chega o período outubro-maio, nasce apenas um filhote que pesa de 7 a 9 kg, medindo em torno de 70 cm.
Vive no litoral da América do Sul, entre a península Valdés, na Argentina, e São Paulo. O golfinho-do-rio-da-prata é a única espécie do grupo dos golfinhos de rio que habita o mar, embora ele penetre distâncias curtas nos rios de sua área de distribuição.

Domínio:     Eukaryota
Reino:     Animalia
Superfilo:     Deuterostomia
Filo:     Chordata
Subfilo:     Vertebrata
Classe:     Mammalia
Subclasse:     Theria
Infraclasse:     Eutheria
Ordem:     Cetacea
Subordem:     Odontoceti
Superfamília:     Platanistoidea
Família:     Pontoporiidae
Gênero:     Pontoporia
Espécie:     P. blainvillei

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor