Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Leopardo nebuloso


O leopardo-nebuloso ou pantera-nebulosa (Neofelis nebulosa) é um felino de tamanho médio, medindo de 60 a 110 cm de comprimento e pesando entre 16 e 23 kg. Possui pelagem bronzeada ou marrom-clara e distintamente marcada com grandes elipses irregulares, de bordas escuras, das quais se diz terem formato de nebulosas, daí tanto seu nome vulgar quanto científico.

Vive nas florestas do Nepal, Malásia, China, Bornéu e Sumatra. Embora sua área de ocorrência seja bastante extensa para os padrões atuais, é uma espécie que tende a desaparecer, devido principalmente à destruição de seu habitat.
É, de todos os felinos, o que possui os caninos proporcionalmente mais longos. Alimenta-se de pequenos mamíferos. Sua gestação, em cativeiro, dura entre 86 e 93 dias; nascem usualmente dois filhotes, cada um pesando 170 gramas.

O nome da pantera nebulosa vem em parte de suas manchas, mas pode também provir do mistério que envolve a vida e os hábitos desse animal. Pouco se conhece sobre ele. Para vê-lo em liberdade, só indo ao Sudeste Asiático; ele só vive ali e em nenhum outro lugar. É encontrado nas selvas e planícies, desde os pântanos do Nepal e do Sikkin, no sudeste da China, Hainan, Formosa e as ilhas do Bornéu, Sumatra e Java.
A pantera nebulosa é um animal noturno. Dorme durante o dia, estirado sobre um galho de árvore, onde passa a maior parte do tempo. À noite, caça passarinhos e pequenos mamíferos; ataca também veados e javalis, saltando sobre eles, e prontamente leva seu alimento para cima das árvores. Os filhotes nascem geralmente num oco de árvore, com os olhos fechados, abrindo por volta de 10º dia. A pantera nebulosa é um animal raro e teme-se por sua extinção, devido à caça que os nativos lhe movem.

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Mammalia
Ordem:     Carnivora
Família:     Felidae
Gênero:     Neofelis
Espécie:     N. nebulosa

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor