Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Sagui de tufos brancos


O sagui-de-tufos-brancos (Callithrix jacchus) é uma espécie macaco do Novo Mundo. Sua origem é do nordeste do Brasil, mas atualmente é encontrado também no sudeste e demais áreas, além de criado em cativeiros em diversos países.
É o sagui mais conhecido e comum. São animais de pequeno porte com peso entre 350 e 450 gramas, pelagem estriada na orelhas e mancha branca na testa. Coloração geral do corpo acinzentado-claro com reflexos castanhos e pretos. A cauda é maior do que o corpo e tem a função de garantir o equilíbrio do animal.

Habita a caatinga e o cerrado, em formações arbóreas baixas. Mas se adaptam muito bem em outras formações florestais e em áreas urbanas. São animais agitados e curiosos, podendo se tornar agressivos caso se sintam ameaçados. Podem se contaminar com doenças comuns a animais domésticos nas áreas urbanas, inclusive havendo a possibilidade de se tornarem agentes transmissores de raiva.
Alimentam-se de insetos, aranhas, pequenos vertebrados, ovos de pássaros, frutos e são também gumívoros (alimentam-se da goma exsudada de troncos que roem com seus incisivos inferiores, de árvores gumíferas). Esta goma serve de fonte de carboidratos, cálcio e algumas proteínas. Dispende cerca de 25 a 30% de seu tempo ativo, procurando por alimentos.

Tem hábitos diurnos e costumam viver em grupos. Raramente descem ao solo. São adaptados à vida saltatória arbórea, com locomoção vertical pelos troncos.

O tamanho da área ocupada por seu bando varia 0,005-0,065 km ² (0,002-0,03 km ²) e é selecionado com base nas densidades de árvores de goma. Embora eles não viajam grandes distâncias durante o dia, sagüis estão ativos por 11 a 12 horas por dia, geralmente de 30 minutos após o nascer do sol até cerca de 30 minutos antes do por do sol (Stevenson & Rylands, 1988; Kinzey 1997). Depois de deixar seu local de sono, sagüis alimentam intensamente durante cerca de uma hora e depois passam o resto do dia alternando entre alimentação, descanso e socialização (Stevenson & Rylands, 1988). Eles passam cerca de 35% do seu tempo em movimento e á procura de alimentos, 10% nas atividades sociais, 12% alimentação e em 53% de seu tempo permanecem parados (Kinzey 1997). O grupo dorme unido, em um local em segurança dos predadores.

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Mammalia
Ordem:     Primates
Subordem:     Haplorrhini
Família:     Cebidae
Gênero:     Callithrix
Espécie:     C. jacchus

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor