Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Cangambá



 O cangambá (Mephitis mephitis) é um mamífero carnívoro caraterizado pela pelagem preta com listras brancas e por expelir um líquido fétido quando acuado. O cangambá é muitas vezes confundido com o gambá devido ao hábito de ambas espécies usarem de odores fétidos como forma de defesa e aos nomes com semelhança fonética.
Um cangambá adulto tem em média o tamanho de um gato doméstico, variando de 55 a 75 cm de comprimento e pesando entre 1,3 a 4,5 kg. As listras brancas características variam de um espécime a outro, às vezes são largas e nítidas, outras vezes quase inexistentes. O corpo é alongado, com patas curtas e fortes. O rabo é longo e peludo. A cabeça é relativamente pequena, com olhos pequenos e orelhas redondas. O focinho é pontudo. As glândulas de almíscar, responsáveis pelo mau cheiro, são grandes e se localizam na base da cauda.
O cangambá habita campinas e bosques do Canadá ao México. Campos cultivados e matas ciliares provam ser um excelente habitat para esses animais. No Brasil, existe uma espécie muito parecida ao cangambá, chamada Jaratataca

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Mammalia
Ordem:     Carnivora
Família:     Mephitidae
Gênero:     Mephitis
Espécie:     Mephitis mephitis

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor