Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Impala



A impala (Aepyceros melampus) é um antílope com 50 a 60 kg de peso, único membro da sub-família de bovídeos Aepycerotinae. Vive em grandes manadas nas savanas e é especialmente comum no sul de África. Elas podem correr a velocidades de 90 km/h e saltar cerca de 6m para fugir dos predadores, tem boa visão e audição e reflexos rápidos. Prefere zonas onde exista capim de porte baixo ou médio, com uma fonte de água por perto, condição que pode ser desprezada caso a erva seja abundante.

A espécie tem dimorfismo sexual, sendo a cabeça do macho ornamentada por chifres elegantes, que podem atingir 1 m de comprimento e se desenvolvem em forma de lira. A pelagem é castanho-avermelhada, escurecendo no rosto e no dorso, sendo que o ventre, os queixais, a linha dos olhos e a cauda são brancos. Uma zona de pêlos mais compridos do que os restantes, de cor preta, cobre-lhe os calcanhares. A maturidade sexual é de 1 ano para os machos e 20 meses para as fêmeas, com um período de 195 a 200 dias de gestação.
Abundante em Angola, toma, neste país, várias designações de acordo com as suas línguas étnicas: m'Pala em tchingangela (ganguela), Ompala em umbundu, Kxara em !kung e Omhala em kwanyama (cuanhama).

Impala estão entre as espécies dominantes em muitas savanas. Eles podem se adaptar ao ambiente por diferentes herbívoros ser em algumas áreas e em outros navegadores. Eles pastam quando a grama é verde e crescendo e navegar em outros momentos. Eles vão procurar na parte aérea, vagens e folhagens.

Rebanhos usarão áreas específicas para os seus excrementos. Impala são ativos durante o dia e noite e são dependentes de água. Um efectivo é normalmente um indicador de água por perto. Impala pode prosperar em áreas onde grazers puro não pode sobreviver.
Quando assustados ou assustou o rebanho impala inteiro começa pulando sobre a fim de confundir os seus predadores. Elas podem saltar distâncias de mais de 10 metros e 3 metros de altura. Leopardos, chitas, leões e cães selvagens atacam Impala. Podem atingir velocidades de corrida de aproximadamente 80 km a 90/h para escapar de seus predadores.

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Mammalia
Ordem:     Artiodactyla
Família:     Bovidae
Subfamília:     Aepycerotinae
Gênero:     Aepyceros
Espécie:     A. melampus

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor