Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Numbat


O numbat (Myrmecobius fasciatus) ou mirmecóbio é um mamífero marsupial nativo do sudoeste australiano e o único membro do gênero Myrmecobius e da família Myrmecobiidae.
O numbat é um animal de pequeno porte, medindo entre 18 e 27 cm de comprimento, excluindo a cauda que pode chegar aos 20 cm, e pesando até 500 g. A pelagem é acastanhada a cinzenta e apresenta 6 ou 7 riscas brancas transversais na zona do dorso. A cabeça do numbat é afilada e termina numa boca pequena, repleta de dentes numerosos e afiados. A estrutura interna da boca caracteriza-se pelo palato recuado, à semelhança do que se observa nos placentários pangolins, e é um exemplo de evolução convergente.
O numbat é um animal diurno e solitário, que não tolera outros membros da sua espécie no seu território (de cerca de 150 hectares), tirando na época de reprodução. Apesar de serem animais terrícolas, os numbats são ágeis o suficiente para procurar formigas e térmitas nas árvores. São os únicos marsupiais que se alimentam exclusivamente de insetos, como tal representam um papel importante no controlo das populações de térmitas na Austrália.
A língua do numbat é pegajosa, chega a atingir 10 cm de comprimento e constitui uma adaptação à alimentação à base de formigas e térmitas.
A época de reprodução é anual e ocorre por volta de Dezembro. Cada ninhada contém 2 a 4 filhotes, que vivem agarrados às tetas da mãe por quatro meses. Uma vez que os numbats não têm marsúpio, as crias são protegidas apenas pela pelagem comprida que as fêmeas têm no ventre. Após este período, a fêmea abandona as crias numa toca durante o dia, enquanto procura alimento. Os filhotes começam a alimentar-se sozinhos, em Outubro ou Dezembro já são independentes.
Este animal habita preferencialmente florestas de eucaliptos e zonas de planície seca onde haja árvores mortas.

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Mammalia
Ordem:     Marsupialia
Subordem:     Dasyuromorphia
Família:     Myrmecobiidae
Gênero:     Myrmecobius
 



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor