Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Babuínos são capazes de ler?

Babuínos aprendem combinações de letras.
Um estudo francês levado a cabo com seis babuínos, pelo Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS) e pela Universidade Aix Marselha mostrou que a aprendizagem da leitura não está necessariamente ligada à fala e que estes animais são capazes de aprender a ler.
Para o trabalho, que foi recentemente publicado na Science, os cientistas do laboratório de Psicologia Cognitiva apresentaram aos primatas algumas palavras de quatro letras, em inglês, num quadro táctil e estes apenas tinham de carregar num círculo se a palavra fosse «bank» (banco) e numa cruz se o vocábulo não existisse, como «zank», por exemplo. Cada resposta certa equivalia a uma recompensa: alimento.
Em seis semanas, os animais mostraram serem capazes de reconhecer que palavras existiam de facto em relação às falsas. No entanto, o objectivo do estudo não foi para saber se estes eram capazes de reconhecer vocabulário que lhes era apresentado vezes sem conta, entre uma catrefada de palavras falsas, porque seria previsível que os babuínos o memorizassem.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor