Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Molusco tem forma de dente de elefante

O molusco foi baptizado como 'Antalis caprottii'


Nas águas marinhas da Comunidade Valenciana, Espanha, foi descoberta uma espécie de molusco até agora desconhecido pela ciência. O estudo sobre este escafópode, desenvolvido por Alberto Martínez-Ortí, está publicado no «Animal Biodiversity and Conservation».
Foram encontrados apenas dois exemplares deste molusco com forma de dente de elefante na costa de Burriana (província de Castellón), em sedimentos arenosos. Medem até 22 milímetros de comprimento e três de largura.


O animal foi 'baptizado' com o nome científico de Antalis caprottii, em homenagem ao malacólogo italiano Erminio Caprotti, que contribuiu para um grande desenvolvimento de conhecimentos sobre os moluscos do Mediterrâneo. O seu nome comum é 'escafópode valenciano'.
No trabalho agora publicado não se descreve apenas o molusco descoberto. São descritas em profundidade oito espécies de escafópodes encontradas em 128 pontos de amostra próximos da costa valenciana, em amostras depositadas em diversas instituições locais e em colecções privadas.
No Mediterrâneo conhecem-se 14 espécies de escafópodes, uma das quais é endémica, a Antalis rossati, pertencente à família Dentaliidae, tal como a Antalis inaequicostataA. vulgarisA. dentalisA. novemcostata e a nova A. caprottii, todas descritas no artigo. Outras espécies de outras famílias fazem também parte do estudo; a saber: Fustiaria rubescens (Fustiariidae), Entalina tetragona (Entalinidae ) e Dischides politus (Gadilidae).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor