Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Mico leão dourado


O mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), também conhecido como mico-leão, saguipiranga e sauimpiranga, é uma espécie de primata endêmica do Brasil, onde pode ser encontrada apenas na Mata Atlântica. Encontra-se em perigo de extinção.

Atualmente, resta apenas um único local de preservação deste animal: a Reserva Biológica de Poço das Antas, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil, a qual compõe dois por cento do habitat original da espécie na mata atlântica da Região Sudeste do Brasil. Restam cerca de mil micos-leões-dourados no mundo, a metade dos quais em cativeiro.

Ameaças à população de mico-leão-dourado incluem extração ilegal de madeira, caça, mineração, urbanização e desenvolvimento de infraestrutura e introdução de espécies invasoras. Em 1969, descobriu-se que o número de indivíduos na Mata Atlântica caiu para menos de 150. Em 1975, a espécie foi listada no Appendix I da CITES, categoria dada aos animais ameaçados de extinção que podem ser ou estão sendo afetados pelo tráfico. A espécie foi listada como "em perigo" pela IUCN em 1982, e em 1984 o Smithsonian National Zoological Park e a World Wide Fund for Nature, através da "Golden Lion Tamarin Association", começaram um programa de reintrodução em 140 zoológicos. Apesar do sucesso do programa, a classificação da IUCN subiu para "em perigo crítico" em 1996. Em 2003 o estabelecimento bem sucedido de uma nova população na Reserva Biológica União permitiu rebaixar a espécie para "em perigo", mas com uma advertência de que a extrema fragmentação do habitat pelo desmatamento faça com que a população selvagem tenha pouco potencial para uma expansão territorial adicional. Na tentativa de frear a queda vertiginosa do mico-leão-dourado, vários programas de conservação foram realizados. A intenção é fortalecer a população selvagem e manter uma população cativa segura em zoológicos em todo o mundo. A taxa de sobrevivência dos animais reintroduzidos tem sido encorajadoras, mas a destruição de habitat desprotegido continua.

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Mammalia
Ordem:     Primates
Família:     Cebidae
Subfamília:     Callitrichinae
Género:     Leontopithecus
Espécie:     L. rosalia

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor