Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Mico leão preto


O mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus) é um primata brasileiro da família Cebidae, encontrado apenas no estado de São Paulo, vive em florestas secundárias e primárias de seu habitat.

O mico-leão-preto é quase inteiramente coberto por uma densa pelagem negra. Apenas a parte inferior do seu corpo é diferente, possuindo um marrom esverdeado. A face do L. chrysopygus não possui pêlos, assim como as mãos e os pés, que possuem um tom cinza escuro. Os membros superiores são maiores que os inferiores e a cauda não é preênsil. Todos os dedos possuem unhas em forma de foice, que são usadas para agarrarem-se nas árvores, exceto o maior dedo que possui uma unha reta. A fórmula dental é 2/1/3/2. São animais de pequeno porte, medindo entre 20 cm a 33,5 cm, a cauda mede cerca de 31,5 cm a 40 cm e o peso varia entre 300 e 700 gramas

Habita principalmente florestas semidecíduas de São Paulo, mas também pode habitar florestas pantanosas.Raramente vai ao chão, vivendo de 3 a 12 metros do solo. São animais muito sociáveis e diurnos. Convivem a maior parte do tempo com seu grupo familiar. Esses grupos familiares consistem no casal reprodutor e suas últimas duas ou três ninhadas. Depois que seus filhotes machos atingem a maturidade sexual, eles geralmente abandonam o grupo em busca de uma parceira. Frequentemente, vários grupos familiares se reúnem e formam um grande grupo de micos leões pretos, permitindo que os jovens machos e as jovens fêmeas achem um parceiro sexual para formar seu próprio grupo. Dentro de cada grupo familiar, a liderança é compartilhada entre o casal principal. O casal primário é altamente territorial e lutam contra qualquer invasor. Cada território possui uma área média de 75 a 125 acres, mas com destruição de grande parte do seu habitat, hoje ocorre a interposição de territórios de grupos diferentes.

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Mammalia
Ordem:     Primates
Subordem:     Haplorrhini
Infraordem:     Simiiformes
Parvordem:     Platyrrhini
Família:     Cebidae
Subfamília:     Callitrichinae
Género:     Leontopithecus
Espécie:     L. chrysopygus

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor