Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Espécie de tordo desconhecida

Tordo do Príncipe
A população de tordos da ilha de São Tomé é diferente da população da ilha do Príncipe, onde esta ave, é a espécie endémica mais rara,e até agora desconhecida, limitada às zonas mais inacessíveis da floresta primária.
A descoberta é da autoria de Martim Melo, investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO), que publicou recentemente dois artigos sobre os tordos da ilha do Príncipe.


No estudo publicado no Journal of Zoology - “Múltiplas linhas de evidência apoiam o reconhecimento de uma espécie de ave muito rara – o Tordo do Príncipe”  -Martim Melo revela que “com base nas diferenças morfológicas, do canto e genéticas, a população de tordos na ilha do Príncipe (Turdus xanthorhynchus)  pertence a uma espécie claramente distinta da população de tordos da vizinha ilha de São Tomé (Turdus olivaceofuscus)".
De acordo com o investigador, a distância genética sugere que as duas populações estão isoladas há, pelo menos, três milhões de anos. Além disso, a realização de análises filogenéticas permitiu constatar que o Tordo-africano T. pelios é o parente continental mais próximo dos de São Tomé e Príncipe.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor