Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Cetáceos precisam ser monitorizados

Golfinhos Malhados
São Tomé e Príncipe parece ser uma importante área marinha para cetáceos provavelmente devido à existência de baías pouco profundas e protegidas e abundância de presas. Para além da presença de espécies costeiras de cetáceos, a origem vulcânica recente das ilhas leva à existência de grandes profundidades próximo a costa, o que favorece o aparecimento de espécies de mar alto.
No entanto, a informação sobre os cetáceos é ainda escassa e descontinuada. Para além disso, nesta região, a exploração petrolífera, a atividade turística e a pesca podem causar um impacto nestes animais pela captura acidental e atitudes humanas negativas.

 
Como explica Andréia Pereira, “a maioria das espécies de cetáceos ocorre em zonas tropicais. Mas pouco se conhece sobre estas áreas excepto no oceano Pacífico onde são realizados muitos estudos focados para este grupo de animais”. Segundo a bióloga, a obtenção de dados sobre a sua ocorrência tem “um papel relevante” na identificação de limites adequados para a construção de áreas marinhas protegidas, assim como no desenvolvimento de programas de gestão e de monitorização.

“Numa altura em que a exploração petrolífera tem início em São Tomé e a atividade turística começa a apostar na observação de cetáceos para atrair turistas, torna-se importante conhecer a diversidade de cetáceos existentes para que se estabeleçam áreas prioritárias e planos de gestão para estes animais”

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor