Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Morte na costa do Peru é mistério!


Pelicanos e golfinhos têm sido os animais afectados.

Em menos de duas semanas foram encontrados 1500 pelicanos mortos a 200 quilômetros da costa do Peru, em Piura, na fronteira com o Equador, e em Lambayeque, 790 quilômetros a norte de Lima, segundo informação do departamento de Agricultura peruano. Sábado passado foram encontrados 14 pelicanos mortos em várias praias na zona de Lima. Desde Janeiro que deram à costa norte do país 900 golfinhos sem vida.
O Ministério da Saúde pôs em marcha um alerta sanitário para impedir que a população utilize as praias e consuma peixe cru na área de Lima e na costa norte do país até que se conheça a causa da morte dos animais.


Carlos Bocanegra, biólogo da Universidade de Trujillo, já afirmou estar indignado com a falta de explicações do Instituto do Mar (dependente do Ministério da Pesca). O cientista acredita que está a ser protegido algum interesse dos grupos de pressão da pesca industrial, sector dominante da economia peruana.
Depois de alertar sobre a possibilidade de um vírus, no caso dos golfinhos, o Ministério do Meio Ambiente rejeita, para já, a hipótese de se tratar de efeitos colaterais da pesca ou de contaminação das águas.
Várias teorias, nenhuma certeza
A Organização para a Conservação Científica dos Animais Aquáticos (Orca), uma ONG, atribui a morte dos golfinhos às atividades de exploração das companhias petrolíferas na zona, que, acredita, geram um grande impacto acústico.
O diretor de outra ONG, a Mundo Azul, o biólogo alemão Stefan Austermühle, afirma que a morte massiva de pelicanos e golfinhos representa “um risco para a saúde humana devido a uma possível mutação de vírus”.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor