Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

É o efeito paraquedas

Peso de gatos é inferior à superfície do corpo e reduz a força com que chegam ao chão.
 A Sugar sobreviveu a uma queda de 19 andares, em Boston (EUA). O episódio poderá não surpreender quando sabemos que se trata de uma gata, já que estes animais são conhecidos por sobreviverem a quedas de grandes alturas, mas levanta a questão: Por que sobrevivem estes animais a quedas de grandes alturas?
Já um estudo realizado em 1987, que analisou casos de 132 gatos que caíram de grandes alturas e foram levados para uma clínica veterinária especializada em emergências em Nova Iorque, os cientistas observaram que 90 por cento dos animais sobreviveram e apenas 37 por cento precisaram de atendimento de emergência para continuar vivos.


 
Segundo biólogos e veterinários, esta particularidade nos felinos está relacionada com uma questão de física, biologia da evolução e fisiologia. Ou seja, fisicamente, o peso deles é bastante baixo, em relação ao que seria de esperar tendo em conta o tamanho do corpo – o que reduz a força com que chegam ao chão – e, por isso, já que conseguem estender as patas, são capazes de criar o efeito paraquedas. A velocidade máxima alcançada por um gato em queda é menor comparada a humanos e cavalos, por exemplo.
“Um gato de tamanho médio com seus membros estendidos alcança uma velocidade máxima (ou velocidade terminal) de cerca de 97 quilómetros por hora, enquanto um homem de tamanho médio chega à velocidade máxima por volta dos 193 quilómetros por hora”, segundo estudo de 1987 dos veterinários Wayne Whitney e Cheryl Mehlhaff.
Estes animais têm a tendência para gostar de alturas e saltarem para zonas mais altas, por exemplo o armário, a mesa, ou árvores no exterior. Os biólogos defendem que, por meio de selecção natural, os gatos desenvolveram o instinto para perceberem qual é o lado para baixo, tal como o mecanismo que permite aos seres humanos se equilibrar. Se tiverem tempo, conseguem torcer o corpo como um ginasta e posicionar os pés abaixo do corpo e cair de pé.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor