Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Golfinhos ajudam pescadores na pesca

Pescadores em Laguna, Brasil
O comportamento dos golfinhos de Laguna, no Brasil, é algo que nunca foi visto em qualquer outro lugar no mundo. Estes mamíferos marinhos ajudam regularmente os pescadores locais a capturar peixe.
Um estudo, recentemente publicado no jornal electrónico Biology Letters, vem agora fornecer pistas sobre como estes golfinhos têm mantido uma colaboração duradoura com as pessoas, avança a Science.


Segundo Simon Ingram, biólogo marinho da Universidade de Plymouth, Reino Unido, embora ainda não seja claro se os golfinhos conseguem comida com esta ajuda ou beneficiam de outras maneiras, tanto as pessoas como os mamíferos marinhos pescam assim há várias gerações. No entanto, algo intriga o co-autor do estudo: apenas um terço da lagoa, mais de 50 golfinhos (cujos sexos e parentesco ainda têm de ser determinados), participam regularmente na tradição e alguns deles já ganharam apelidos com os habitantes locais como ‘Scooby’ ou ‘Caroba’. Os outros ficam à margem, evitando as pessoas. “Por que razão não têm todos os mesmo comportamento?”, questiona Simon Ingram.
O grupo de cientistas foi então observar como os golfinhos  (Tursiops truncatus)  de Laguna nadavam para explorar se estes animais interagiam uns com os outros ou se alguns passavam mais tempo com apenas alguns amigos, isolando indivíduos de fora.
A equipe descobriu que a maior parte dos golfinhos demonstrou ser bastante igualitária. Alguns animais vadios podiam nadar juntos por algum tempo para, em seguida, separarem-se e juntarem-se a outro grupo. Os golfinhos que ajudavam os pescadores locais tendiam também a nadar em grupo ao passo que os indivíduos que não participavam neste ‘trabalho’ mantinham-se mais no seu ‘próprio mundo’.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor