Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Anfíbio raro encontrado no Brasil

Um dos espécimes no Natural History Museum

Uma equipa de biólogos brasileiros encontrou seis exemplares de um anfíbio raro, da espécie Atretochoana eiselti, e que se caracterizam por ter o corpo alongado, a pele lisa e não possuírem pulmões e, por ser apulmonar, respira pela pele.
Até à data, apenas tinham sido avistadas dois destes animais e não se sabia onde era o seu habitat. Os recentes anfíbios foram descobertos no Rio Madeira, em Porto Velho (Brasil). Existem registos da espécie pertencente à família da vulgarmente chamada de cobra-cega no Museu de História Natural de Viena e na Universidade de Brasília.

 
Os anfíbios foram resgatados durante a secagem do leito do rio e, segundo os biólogos, o método foi fundamental para que os animais fossem encontrados. A equipe tem especial interesse em saber mais sobre a sua biologia, fisiologia funcional, modo de respiração e alimentação; embora, acreditem que se alimente de pequenos peixes e vermes.
No entanto, a Atretochoana eiselti não tem qualquer tipo de parentesco com os répteis, apesar da aparência. É um anfíbio parente próximo da salamandra, rã, perereca e sapos. Os investigadores estão a terminar o processo de catalogação científica.

Créditos: CiênciaHoje

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor