Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Punho mais duro do mundo

O agressivo 'Odontodactylus scyllarus'


O 'punho' do crustáceo 'Odontodactylus scyllarus', tão forte que consegue até partir o vidro de um aquário, acelera, debaixo de água, como uma bala de calibre 22 e é mais duro do que qualquer material sintético composto, refere um estudo publicado agora na «Science».
Estes crustáceos muito agressivos medem entre três e 18 centímetros de comprimento e, perto da boca, têm esse chamado 'punho' de cinco milímetros de largura com o qual atacam os moluscos. Ao longo da sua vida, este crustáceo dá mais de 50 mil golpes.


A equipe internacional de investigadores que estudou este animal, encabeçada por James Weaver, da Universidade de Harvard, explica que estes estomatópodes são um grupo antigo de crustáceos marinhos tropicais e subtropicais com uma história fóssil que data de mais de 300 milhões de anos.
Odontodactylus scyllarus está coberto com uma forte armadura. O grupo é conhecido pelo seu complexo sistema visual, a sua natureza solitária e as suas agressivas tácticas de caça.
Estão bastante adaptados ao combate a curta distância. Isto deve-se ao tal punho, um apêndice que tem variantes que dividem estes crustáceos entre os que caçam perfurando a sua presa e os que as destroem com golpes muito rápidos. Foi esta estrutura que os investigadores analisaram com microscópios electrónicos e outras técnicas a nível de nanoescala.
Os animais descarregam os seus golpes com esse punho que tem três zonas com diferentes composições e propriedade mecânicas. Tem uma alta densidade de hidroxiapatita, um mineral muito pouco solúvel e formado por fosfato de cálcio cristalino (o esmalte que cobre os dentes contém hidroxiapatita).

Debaixo dessa capa exterior e fina de hidroxiapatita existe uma região que tem barras de quitosano, um composto orgânico descoberto em 1859 que tem numerosas aplicações comerciais e biomédicas.
Estas barras estão colocadas em direcções diferentes e proporcionam uma resistência excelente a fraturas. O estudo acrescenta que a terceira parte do punho consiste numa região de pregas que se estende ao longo dos dois lados do apêndice entre a superfície de impacto e o material subjacente que dá uma proteção adicional.
O conhecimento obtido sobre estas estruturas pode inspirar ideias de design importantes para a fabricação de materiais híbridos que estejam sujeitos a impactos intensos e repetidos.

Créditos: CiênciaHoje 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor