Pedro Torres. Tecnologia do Blogger.
RSS

Nova espécie de macaco é descoberta


Uma equipe internacional de cientistas descobriu uma nova espécie de macaco (Cercopithecus lomamiensis) nas florestas da República Democrática do Congo (RDC).

Segundo o artigo, o primata é denominado por Lesula pelos habitantes locais e era uma espécie anteriormente desconhecida para a ciência.

O Lesula está a ser investigado desde 2007 por John e Terese Hart, biólogos da Universidade de Yale, que lideram a equipa que tentou provar que esta é uma espécie até agora não catalogada. 

Ao todo, os cientistas observaram 48 exemplares da nova espécie, numa área de aproximadamente 17 mil quilómetros quadrados na bacia do rio Lomami, na floresta equatorial africana.

O Cercopithecus lomamiensis pode medir 65 centímetros e passa muito tempo no solo numa região pouco explorada da RDC. É tímido e foi o primata menos observado entre todos os registados nas campanhas de reconhecimentos. As análises genéticas demoraram três anos a concluir e determinaram que o Lesula era uma espécie diferente do macaco cara-de-coruja, seu parente mais próximo.

A descoberta é muito importante a nível científico. Trata-se da segunda espécie de primatas descoberta em África nos últimos 28 anos. No entanto, os caçadores locais introduzem-se cada vez mais na floresta profunda e caçam mesmo em regiões tão remotas, onde habita o Lesula, ameaçando a biodiversidade local. É por isso que o objetivo do projeto científico dirigido por Terese e John Hart é não só documentar a existência das espécies de animais descobertas, mas também prevenir uma catástrofe ambiental.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor