O oricteropo (Orycteropus afer) é um mamífero africano, o único representante vivo da ordem Tubulidentata, da família Orycteropodidae e do seu género. Este animal distribui-se por todas as as planícies e savanas do sul de África. O nome aardvark, pelo que é conhecido em vários países, significa "porco-da-terra", mas este animal não está relacionado com a família Suidae. Também é conhecido como aardvark, jimbo, porco-da-terra, porco-formigueiro, timba, timbo, orictéropo, ou oricterope.
É um animal de médio porte que pode pesar entre 40 a 100 kg. Tem uma pele espessa e de cor amarelada a acastanhada, revestida por poucos pelos, e orelhas compridas e bicudas. A dentição do oricteropo é única na classe dos mamíferos e o motivo pelo qual são classificados numa ordem à parte. O adulto tem 20 dentes distribuídos segundo a fórmula 0/0 0/0 2/2 3/3, constituídos por dentina e com uma cavidade tubular. Os dentes não são revestidos e desgastam-se; para compensar os dentes crescem continuamente. A língua, vermiforme, tem uma superfície pegajosa e pode chegar a ter 30 centímetros. Os porco-formigueiros consomem ocasionalmente outros insectos, pequenos roedores e frutos mas a sua alimentação base é composta de térmitas e formigas. Para comerem estes insectos e como proteção contra predadores, os oricteropos desenvolveram uma capacidade excelente para escavar buracos e túneis no subsolo e podem enterrar-se completamente no solo em menos de um minuto.
São animais noturnos e solitários que não mantêm territórios, deslocando-se com frequência dentro do seu habitat em busca de fontes de alimento. Apenas fêmeas mantêm morada fixa e mesmo assim só durante a época de reprodução, que varia de acordo com a latitude em que vivem. A gestação dura em média 7 meses e resulta numa única cria, embora tenham sido registados nascimentos de gémeos. As crias nascem dentro de tocas e mantêm-se escondidas por várias semanas. Aos seis meses, o oricterope começa a alimentar-se sozinho e a maturidade sexual é atingida aos dois anos.
Os porco-formigueiros não têm importância económica para o homem mas foram ocasionalmente caçados como fonte de alimento. Graças à sua preferência alimentar por cupins, estabelecem um equilíbrio importante nas populações destes insetos sendo os buracos que cavam em busca de alimento utilizados por diversas espécies como refúgio.
A ordem Tubulidentata surgiu no Miocénico inferior, no atual Quénia.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Superordem: Afrotheria
Ordem: Tubulidentata
Família: Orycteropodidae
Gênero: Orycteropus
Espécie: O. afer
3 comentários:
Olá, há dois dias passei em frente de um estacionamento e vi uma senhora apontando para um muro, quando olhei para cima, vi um animal muito estranho, era o Orictéropo, nossa que bicho feio, sua imagem ficou em minha cabeça, decidi entao procurar o tal animal na internet, atraves desse site consegui me informar.
Att Angélica Leal
Rio Grande do Sul - RS
Brasil ;D
Ola Leticia, haha' num acredito sausuahs...
Bem estou impressionado que vc tenha achado um desses animais que porem estranhos são magnificos, principalmente no Brasil, é muito raro achar um Oricteropo, ele é de regiões cerradas e bem, no BrASIL A muito pouco de cerrado, mas, cinceramente não sei como ele foi parar em cima do muro haha''...
Obrigado Leticia pela sua postagem, adorei, seja sempre bem vinda e poste quando quiser.
Postar um comentário