Considerada a aranha mais venenosa do mundo, a aranha-teia-de-funil (Atrax robustus) é um aracnídeo nativo do continente australiano. Apresenta ferrões medindo aproximadamente 1,5 cm de comprimento e é dotada de um veneno extremamente tóxico para os humanos. Curiosamente, cães são imunes ao veneno da aranha-teia-de-funil.
O veneno da fêmea é 6 vezes mais letal para os humanos que o veneno do macho da mesma espécie, felizmente é muito raro as fêmeas saírem dos seus esconderijos e circularem, os machos circulam com mais frequência quando procuram as fêmeas e, por vezes, é complicado as pessoas aperceberem-se da sua presença, pois podem esconder-se dentro de sapatos e esconderijos semelhantes.
Quando penetra na corrente sanguínea, o veneno pode ocasionar um infarto, porém, a mesma é considerada apenas uma das aranhas mais perigosas do mundo. Em casos confirmados de morte, desde que criaram o soro para o seu veneno, em 1980, nunca houve incidência de óbitos. Para efeito de comparação, a brasileira Phoneutria sp. é tida como mais perigosa para o homem.
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Subordem: Mygalomorphae
Família: Hexathelidae
Género: Atrax
0 comentários:
Postar um comentário